PK e FR

O parkour é uma atividade física, cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Superando diversos obstáculos de qualquer natureza, sendo praticado por traceur e traceuses (como são chamados homem e mulheres praticantes do Le parkour). Sendo também classificado como esporte urbano.
O parkour foi criado na França, em Sarcelles, Lisses and Evry por David Belle.
"Parkour é Liberdade" como o Parkour é um desporto onde os movimentos são principalmente saltos ou escaladas, por vezes, certas pessoas chamam Macacos aos Traceurs. Tal fato não deve ser tomado como insulto, pois estes mesmos seres para além de nossos antecessores são extremamente ágeis, e capacitados de habilidades incríveis.
Uma importante característica desta disciplina é sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira energeticamente mais econômica e o mais diretamente possível. Eficiência também envolve evitar ferimentos em curto e longo prazo, o que explica o lema não-oficial être et durer (ser e durar).
Terminologia
Os primeiros termos a descreverem essa forma de treinamento foram l'art du déplacement e le parcours.
O termo Parkour [/paʁ.'kuʁ/] foi definido por um amigo de David Belle. Ele deriva de "parcours du combattant", o percurso de obstáculo proposto pelo método de Georges Hébert como um treinamento militar clássico da América. O inventor do termo Parkour pegou a palavra "parcours", substituiu o "c" com o "k" para sugerir agressividade, e removeu o silencioso "s" como oposto à filosofia do parkour sobre eficiência (é preciso lembrar que o "o" não é mudo: em francês, distingue-se "ou", pronunciado [u], de "u", pronunciado [y]).
Traceur [tʁa.'sœʁ] e traceuse são substantivos derivados do verbo tracer que normalmente significa "traçar", sendo também traduzido como "ir rápido".
História

David Belle

As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert no século XX. Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle — um bombeiro Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.
Depois de se mudar para Lisses, David Belle continuou sua jornada. "Desde então nós desenvolvemos" disse Sébastien Foucan no documentário Jump London, "e realmente em toda a cidade lá estávamos; lá estava o parkour. Você precisa apenas olhar, você precisa apenas imaginar, como uma criança" descrevendo a visão do parkour.

Sébastien Foucan

No final da década de 1990, David Belle e Sébastien Foucan, dois nomes importantes, foram divergindo seus ideais até que se separaram por completo. Para Foucan, parkour é uma atividade mais ligada às filosofias orientais e seus movimentos estão baseados na autonomia e nas energias positivas, além de ser aberto a outras influências, tais como break dance. Com o documentário Jump London, o termo Free running foi criado e difundido. Desde então, o termo free running vem sendo usado para denominar a prática conforme divulgada por Foucan, ou seja, com inclusão de movimentos acrobáticos e ineficientes, do ponto de vista do conceito de utilidade, característico do método natural e do parkour.
Prática
Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o autoconhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo em que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem — qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de autocontrole, agilidade, destreza, força, raciocino rápido e observação.
Equipamentos
Parkour oferece grande liberdade e custo mínimo para ser praticado, sendo recomendados os seguintes acessórios: Calça leve,camiseta leve e tênis macio e com sola reta
Todos os equipamentos ou acessórios são opcionais







Free Running

Free running é uma atividade física, onde os praticantes (runners) usam o ambiente disponível para execução de movimentos baseados em liberdade e estética.Considerado um esporte urbano de acrobacias.

O termo Free Running foi criado durante as filmagens de JUMP LONDON, para apresentar o parkour ao mundo, que depois se dividiu em duas atividades muito parecidas (muitos dizem iguais com algo a mais)

O free running incorpora movimentos dinâmicos de deslocamento do Parkour incrementados por acrobacias diversas, como movimentos de ginástica artística, "Tricking" e "Street Stunts", criando um rápido e estético modo de deslocamento. É praticado preferencialmente em ambientes que disponibilizem diversos obstáculos.

Historia

Sua criação é geralmente atribuída a Sebastian Foucan ou ao grupo Urban Free Flow, e geralmente é tido como uma arte não utilitária (conceito questionável), por fazer uso de técnicas difíceis de acrobacias, que requerem o preparo físico máximo e controle corporal, como saltos mortais e acrobacias, geralmente de Ginástica Olímpica ou de Acrobacias de Solo Circenses.

O Free Running é uma arte que requer um desempenho corporal extremo e um desenvolvimento físico. Algumas acrobacias, tais como o Arabe ou o Double Leg, derivam de alguns esportes e artes marciais, tais como a Ginástica Olímpica, kung fu e a Capoeira.
O Free Running surgiu após as divergências de opnioes de Sebastian Foucan e David Belle a respeito do Parkour, separando o PK e FR em duas atividades diferentes (elas na verdade deveriam dar as mãos pois o conceito de liberdade é o mesmo).
Parkour e Free running
O conflito percebido entre o free running e parkour ocorreu quando o termo foi traduzido como correr livre para o público falar Inglês, e surgiu da percepção de que eram disciplinas separadas. Alguns grupos defendem que a  execução que do FR é uma variação do parkour, e que as definições são intercambiáveis. Este argumento tem validade devido ao fato de que nunca os criadores especificamente definidas as disciplinas como "separado". No entanto, free running faz movimentos supérfluos empregar o que parece estar em conflito com a ideologia original do parkour.
O fundador do Free Running, Sebastian Foucan, define o FR com uma disciplina para o auto desenvolvimento, seguindo seu próprio caminho que ele desenvolveu porque elle sentia que faltava criatividade e auto-expressão no parkour. Coomo uma definição de que cada um é livre (Free) para correr (Runner - Running) e seguir seu próprio caminho.
Outra questão controversa, os quais podem continuar a fazer um racha entre o parkour e o Free Running ou, eventualmente, reforçar a sua ligação é a idéia de competição profissional e amador. Desde o início o parkour sempre foi contra a idéia de competição séria, uma vez que viola os fundamentos da filosofia do parkour. Sebastien Foucan menciona em uma entrevista que apesar de fazer realizar concursos, ele não gosta de competição, e não é "o caminho dele", mas pode ser alguém do "caminho".