segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Free Running



Free running é uma atividade física, onde os praticantes (runners) usam o ambiente disponível para execução de movimentos baseados em liberdade e estética.Considerado um esporte urbano de acrobacias.

O termo Free Running foi criado durante as filmagens de JUMP LONDON, para apresentar o parkour ao mundo, que depois se dividiu em duas atividades muito parecidas (muitos dizem iguais com algo a mais)

O free running incorpora movimentos dinâmicos de deslocamento do Parkour incrementados por acrobacias diversas, como movimentos de ginástica artística, "Tricking" e "Street Stunts", criando um rápido e estético modo de deslocamento. É praticado preferencialmente em ambientes que disponibilizem diversos obstáculos.

Historia

Sua criação é geralmente atribuída a Sebastian Foucan ou ao grupo Urban Free Flow, e geralmente é tido como uma arte não utilitária (conceito questionável), por fazer uso de técnicas difíceis de acrobacias, que requerem o preparo físico máximo e controle corporal, como saltos mortais e acrobacias, geralmente de Ginástica Olímpica ou de Acrobacias de Solo Circenses.

O Free Running é uma arte que requer um desempenho corporal extremo e um desenvolvimento físico. Algumas acrobacias, tais como o Arabe ou o Double Leg, derivam de alguns esportes e artes marciais, tais como a Ginástica Olímpica, kung fu e a Capoeira.
O Free Running surgiu após as divergências de opnioes de Sebastian Foucan e David Belle a respeito do Parkour, separando o PK e FR em duas atividades diferentes (elas na verdade deveriam dar as mãos pois o conceito de liberdade é o mesmo).
Parkour e Free running
O conflito percebido entre o free running e parkour ocorreu quando o termo foi traduzido como correr livre para o público falar Inglês, e surgiu da percepção de que eram disciplinas separadas. Alguns grupos defendem que a  execução que do FR é uma variação do parkour, e que as definições são intercambiáveis. Este argumento tem validade devido ao fato de que nunca os criadores especificamente definidas as disciplinas como "separado". No entanto, free running faz movimentos supérfluos empregar o que parece estar em conflito com a ideologia original do parkour.
O fundador do Free Running, Sebastian Foucan, define o FR com uma disciplina para o auto desenvolvimento, seguindo seu próprio caminho que ele desenvolveu porque elle sentia que faltava criatividade e auto-expressão no parkour. Coomo uma definição de que cada um é livre (Free) para correr (Runner - Running) e seguir seu próprio caminho.
Outra questão controversa, os quais podem continuar a fazer um racha entre o parkour e o Free Running ou, eventualmente, reforçar a sua ligação é a idéia de competição profissional e amador. Desde o início o parkour sempre foi contra a idéia de competição séria, uma vez que viola os fundamentos da filosofia do parkour. Sebastien Foucan menciona em uma entrevista que apesar de fazer realizar concursos, ele não gosta de competição, e não é "o caminho dele", mas pode ser alguém do "caminho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário